Anticoncepcional Causa Trombose e Embolia Pulmonar

Anticoncepcional causa trombose e embolia pulmonar, isso é verdade e eu tenho propriedades para falar sobre isso!

De fato a trombose e embolia pulmonar, não tem como fator único o anticoncepcional como causador do problema, porém o anticoncepcional tem sido o maior agente dessa doença.

No meu caso, eu tenho uma falha genética chamada: FATOR DE LEIDEN V HETEROZIGOTO, (heterozigoto, porque foi adquirida geneticamente, apenas por uma das partes dos genes dos meus pais), e essa falha genética me daria ao longo da vida, poucas chances de desenvolver a trombose, porém, com o uso de anticoncepcional, essas chances multiplicaram-se muito para que fosse desenvolvido a trombose e consequentemente a embolia pulmonar.

 

Questionando o médico, de quê, já que se tratava de uma falha genética, e que eu já usava anticoncepcional há anos, porque aos 31 anos obtive o resultado de trombose e tromboembolismo.

A resposta do médico foi sem nenhuma analise ou teoria comprobatória, apenas curta e grossa assim:

– “ De graças a Deus que foi aos 31 anos, poderia ter sido ao nascer, 1 mês de idade, 1 ano de vida, mas foi agora, na fase adulta. ”

Simples assim! Sem nenhuma tese, sem nenhum estudo!

Na verdade, a impressão que tenho, é que o estudo sobre dessa doença, está parado no tempo. Todo o material que procuro é no mínimo de 15 anos atrás.

Que anticoncepcional causa trombose e embolia pulmonar, nós já sabemos. E já ouvimos falar muito sobre isso! Mas parece que á pratica do cuidado antes da prescrição do anticoncepcional é que não ocorre sempre!

 

PARA QUE SERVE O ANTICONCEPCIONAL?

Há diversos motivos para uma mulher iniciar o uso do anticoncepcional, tais como:

–  Tratamento de cistos nos ovários (Síndrome do Ovários Policísticos – SOP);

– Prevenção de gravidez;

– Problemas hormonais;

Entre outros problemas o uso do anticoncepcional é prescrito à mulheres de qualquer idade.

QUALQUER MULHER PODE TOMAR ANTICONCEPCIONAL?

No Brasil, é comum comprar anticoncepcional sem nenhuma receita médica, poucas marcas o fazem. Acontece que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não fez a restrição desse medicamento, inclusive das pílulas do dia seguinte, que contém taxas de hormônios ainda maiores que os anticoncepcionais.

Dessa forma, qualquer mulher pode comprar e tomar o anticoncepcional, que em sua grande maioria, é comercializado para prevenção de gravidez apenas.

 

SE EU NÃO TENHO FALHA GENÉTICA, EU POSSO USAR ANTICONCEPCIONAL SEM ME PREOCUPAR?

Não. A ANVISA, alerta que qualquer mulher que faz uso de anticoncepcional hormonal, pode desenvolver trombose, tromboembolismo, avc, etc.

Isso porque, os hormônios contidos no anticoncepcional atualmente, são a base de drospirenona (substância sintética semelhante à progesterona, produzida pelo organismo feminino. Com leve ação diurética, ela ajuda na eliminação do sal).

Foi considerado o anticoncepcional mais moderno do momento, prometendo reduzir oleosidade da pele, evitar inchaços e diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual. Foi um “boom”, até que iniciaram os relatos dos sérios efeitos colaterais.

Segundo as autoridades sanitárias americanas e europeias, um coágulo ocorre em cerca de dez mulheres a cada 10 mil consumidoras de pílula à base de drospirenona. As que tomam as formulações mais antigas, também estão sujeitas à trombose, mas o risco é bem menor.

A trombose e embolia pulmonar, não estão só relacionados ao fato de existir uma falha genética, e sim também pelo uso considerado abusivo de hormônios.

COMO SABER SE TEREI TROMBOSE USANDO ANTICONCEPCIONAL?

A primeira coisa a se fazer é procurar um médico. Um que esteja disposto a ouvir seus questionamentos. Se ele te prescrever um anticoncepcional dizendo que, se você sentir algo diferente volte, corra e nunca mais volte a esse profissional.

Muitos médicos (e digo todos que já passei), não pedem exames para lhe receitar um anticoncepcional. Tanto que, se você voltar lá se queixando de dor de cabeça depois do uso do anticoncepcional prescrito, ele simplesmente, lhe dá uma nova receita, com outra opção de anticoncepcional. Isso, sem se quer, solicitar um exame, para averiguar se você esteja correndo o risco de estar sofrendo um AVC, por conta do uso do anticoncepcional.

Não basta confiar no histórico familiar sobre trombose, não é uma linha segura a se seguir. Às vezes, a paciente que sofre de trombose ou embolia pulmonar seja o primeiro caso na família.

Isso ocorreu comigo, não havia nenhum caso na família de uso do anticoncepcional causa trombose e embolia pulmonar. Eu fui a primeira, e descartavam a possibilidade por não existir essa linha genética.

Em mais de 90% dos casos, as mulheres não sabem que possuem predisposição genética à trombose. Por isso, os exames genéticos são tão importantes antes do uso de qualquer anticoncepcional.

Você pode pedir exames genéticos para avaliar se você possui alguma falha genética, e assim eliminar qualquer dúvida a respeito.

Se você já tiver alguns dos problemas de saúde abaixo, você já está na lista das mulheres que não devem usar anticoncepcional:

  • Trombose venosa profunda ou embolia pulmonar
  • Mutações genéticas que aumentam o risco de trombose
  • Tabagismo
  • Enxaqueca
  • Hipertensão sem controle
  • Múltiplos fatores de risco (idade avançada, fumo, diabetes e hipertensão)
  • Doença vascular
  • Doença cardíaca isquêmica
  • Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Hipertensão pulmonar
  • Doenças nas válvulas cardíacas
  • Câncer de mama nos últimos cinco anos
  • Diabetes com danos aos rins, olhos ou nervos
  • Tumores hepáticos

Anticoncepcional Causa Trombose e Embolia Pulmonar

Se você faz uso de anticoncepcional e por ventura tenha os sintomas mostrado abaixo, corra à um pronto socorre e descreva os sintomas. Diga também que faz uso de anticoncepcional e não sabe se possui alguma falha genética.

Anticoncepcional Causa Trombose e Embolia Pulmonar

É muito importante que você saiba que o anticoncepcional causa trombose e embolia pulmonar, e saiba as consequências do uso e principalmente, saiba o que fazer se tiver algum sintoma.

Essa pode causar grandes sequelas em sua saúde ou até mesmo, pode te levar a morte.

 

EXISTE SEQUELAS APÓS TROMBOSE E EMBOLIA PULMONAR?

Há casos e casos. Todo ser humano é um tipo de organismo único. Dessa forma existem vários tipos de sequelas.

Mulheres que perdem membros, mulheres que tem sequelas mentais, mulheres que tem pernas inchadas, consequências nos pulmões. São infinitas as sequelas.

No meu caso, minha sequela foi mínima, graças a Deus. Foi apenas uma modificação da estrutura na veia da perna direita, onde tive o coágulo. Mas nenhuma alteração visível, graças a Deus! Nada que me impeça de trabalhar ou ter uma vida normal.

Esse texto é para alertar, que o anticoncepcional causa trombose e embolia pulmonar, e que o uso pode lhe causar grandes consequências Previna-se e peça exames, cuide de sua saúde!

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *